sexta-feira, 26 de maio de 2017

Desenvolvimento da Aula do dia 09_05





Ao final da aula anterior a professora solicitou que fossem realizadas duas tarefas.

ü Identificar os binômios do livro “Pedagogia da Autonomia” de Paulo Freire:

Formar x Treinar
Teoria x Prática
Aprender x  Ensinar
Educação Bancária x Educação Progressista
Docência x Discência
Pensar Certo  x Pensar Errado
Ensino x Pesquisa
Curiosidade Ingênua x Curiosidade Epistemológica
Saberes Curriculares x Experiência Social
Construir x Reconstruir
O que se fala x O que se faz
Velho x Novo
Formar x Deformar
Bem x Mal
Dignidade x  Indignidade
Decência x Despudor
Boniteza x Feiura
Estar no mundo x Estar com o mundo
Autoridade x Liberdade
Heteronomia x Autonomia
Leitura de mundo x Leitura de palavra
Ignorância x Saber
Ensino do conteúdo x Formação Ética
Respeito ao professor x  Respeito ao aluno


ü Ler o artigo O Currículo Escolar e os Atos de Currículo: Contribuições no Processo de Formação de Identidades”, Josevandro Chagas Soares. Essa atividade foi realizada em dupla com a Priscila, de nossa leitura, retiramos as seguintes ideias centrais:

 Sobre  Currículo... Currículo  é formado pelos:
ü  Conhecimentos produzidos nos “âmbitos de referência dos currículos”;
ü  Atos de currículo dos professores e alunos → é uma ação socioeducacional, que se configura nas ações de conceber/selecionar/produzir etc.

O Currículo influencia no processo de construção/afirmação da identidade.

Sobre Educação... A Educação deve:
ü  Buscar uma proposta curricular que busque parcerias, não hierarquias;
ü  Valorizar o universo cultural dos professores e dos alunos;
ü  Ter no cotidiano vivido alguns saberes que constituam o processo formativo e cultural.

Sobre a Escola... Na Escola existe:
ü  Um espaço de críticas, intercríticas e produção cultural;
ü  Um distanciamento entre os parâmetros curriculares nacionais (PCN's) e a realidade escolar.

O que vemos é que há um Currículo Real e um Currículo Ideal...
Currículo Real
Currículo Ideal
Atos curriculares são a base
Construído a partir de ideologias homogeneizadoras
Construído através das dificuldades vivenciadas pelas instituições
Construído sem debate com
a comunidade escolar
Currículo Oculto
Currículo Descontextualizado

Um Currículo Oculto é aquele construído pelas atitudes e valores transmitidos subliminarmente pelas relações sociais e pelo cotidiano da escola, com suas práticas, relações de poder, regras, linguagem do professor, livros didáticos etc.
Um Currículo Descontextualizado é aquele pensado somente pelos âmbitos de referência, e sem envolvimento, dos profissionais da área educacional, na cena formativa. Um currículo onde o professor se torna um mero reprodutor do currículo...

O que vivenciamos hoje em nossas escolas é um currículo “engessado e descontextualizado”, ideal, completo e fechado em si mesmo, onde os temas, conteúdos e saberes são definidos e produzidos pelos âmbitos de referência.

O grande problema é que, todos os envolvidos no processo educacional são importantes na construção do currículo... Além de outro fato tão importante quanto, o aprendizado do mundo vivido chega ao contexto escolar e interfere nele...
Então, se a instituição escolar é um espaço de produção de saberes, ensinados e aprendidos – saberes estes que tem como dispositivo formativo os Atos de Currículo dos professores e alunos – que estão/são diretamente envolvidos no processo educativo e que trazem junto de si todo um aprendizado de mundo (currículo oculto), e a Escola é “obrigada” a trabalhar com um currículo descontextualizado, temos então que a Escola contribui para um ensino menos reflexivo e uma aprendizagem menos significativa... Afinal o Currículo é visto somente como um dispositivo de reprodução e manutenção do “status quo” e não como realmente deve ser visto – como um artefato cultural socialmente construído.
Não há construção de significados... Os saberes dos alunos não são agregados... Há conformação dos interesses sociais, das formas de poder, dos significados culturais e políticos...
Há um distanciamento da Escola com o universo dos alunos, há uma ignorância ao não se contextualizam questões culturais...
Cria-se uma escola “desencaixada” da sociedade, o que vivenciamos é uma Escola em crise... A sociedade mudou radicalmente, mas a Escola não... por isso a Escola não atende mais ao grito de socorro da sociedade...
A superação da crise escolar só pode ocorrer através de uma nova compreensão do Currículo Escolar, de um currículo enquanto artefato cultural, e dos Atos de Currículo concebidos como um dispositivo de grande efeito no processo de construção da identidade dos alunos.
Essa nova compreensão do Currículo, deve passar por uma discussão curricular, que exigirá tanto uma mudança na postura dos profissionais da educação, como uma re-distribuição dos conteúdos curriculares, no entanto, para isso é de fundamental importância investimento maciço na formação inicial e continuada dos professores.
O Currículo deve ser encarado como um dispositivo multicultural, mudar não só as intenções do que se quer transmitir, mas os processos internos que são desenvolvidos na educação, um dispositivo que conceba a escola como um espaço de críticas, intercríticas e espaço cultural.
Pois já que, o cotidiano escolar contribui para o cotidiano coletivo e vice-versa, uma educação de perspectiva multireferencial/intercultural, e que seja intercrítica, pode ser uma possibilidade para um aprendizado no qual se problematize o mundo

Durante a aula de hoje, fizemos a exposição das ideias centrais dos textos lidos. Durante a aula a professora foi apresentando reflexões sobre Currículo e ao final distribuiu duas palavras para cada um, essas palavras devem ser usadas na construção de um texto, que deve ser apresentado na próxima aula.
Outra tarefa dada é que devemos escolher nas Bases Nacionais Curriculares Comum (BNCC) um conteúdo e fazer uma análise.


Mais uma vez a aula foi ótima, a exposição das ideias centrais dos textos variados, trouxe novas e enriquecedoras inquietações... Mais em quê pensar...

Um comentário:

  1. Elaborou um material original e interessante !!! Sinal de que tem processado de maneira muito singular tudo o que temos estudado. Parabéns!!!

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