“As vezes, tornamos as coisas
um tanto complicadas para entender sua simplicidade óbvia; em outros
casos, elas parecem ser simples, e perdemos de vista sua complexidade.”
José Gimeno Sacristán
Desenvolvimento da aula do dia 28_03
A aula foi iniciada com uma discussão
sobre o que é a Pós-modernidade.
Como a professora havia pedido para que
nos inteirássemos do que é a Pós-modernidade, para entendê-la melhor primeiro
revi os conceitos de Modernidade.
A Modernidade é um período histórico que
começou no Iluminismo e se desenvolveu até a metade do Século XX,
aproximadamente. A Modernidade é caracterizada pela crença na ciência, além da
razão e do progresso como guias da humanidade.
Estes princípios
deixaram de ser referências intelectuais, sociais e artísticas, a aprtir do
momento que a ralidade mostrou um resultado decepcionante: os valores da
Modernidade. Passando a existir um desecanto social em relação à religião, à
política e à ciência, uma vez que estas se revelavam como nada mais do que objetos
para criação de uma ordem que teria poder de controle superior para manter o
projeto da sociedade.
A ideia de
verdade e de progresso passou a ser questionada...
As ideias
tradicionais deixam de ser referências válidas e tendem a desmistificação de um
todo... O que passa a ser importante é o imediato, o presente... O individual
substitui os projetos coletivos, onde se aprecia o culto ao corpo e aos livros
de auto-ajuda... Há uma crise de ideia
da filosofia como construtora da verdade, uma crise de ideia da certeza, uma
crise das utopias... Esse conjunto de incertezas, mas pleno de possibilidades,
abre espaço para a Pós-modernidade.
A
Pós-modernidade é basicamente uma crítica à Modernidade, de seus valores e
princípios... Suas propostas são: a subjetividade, o multiculturalismo e a
pluralidade... É uma série de discursos sobre o momento, O desencantamento tira
o “sujeito histórico” do centro dos acontecimentos, e coloca a subjetividade, a
singularidade, é a primazia do discurso sobre a realidade explicada em sua
concretude... O movimento das minorias ganha força e poder... O currículo
multiculturalista surge com Foucalt, Lyotard e outros...
Vejamos o que
alguns autores dizem sobre a pós-modernidade:
Para Lyotard, a Pós-modernidade é o “momento em que todas as
narrativas entram em crise, fortalecendo a luta de saberes menores”.
De acordo com Juremir Machado,
fundamentado em Lyotard, “a Pós-modernidade é a negação de qualquer fundação.
Não há um “real realmente real”, mas unicamente narrativas que estruturam a
realidade. Sendo assim, toda e qualquer visão de mundo, quando tenta ser
verdade, se coloca em uma posição totalitária em relação àqueles que estão
sendo sujeitados por ela.”
Bauman chama
esse período de Modernidade Líquida, ele diz que não há uma ruptura, mas uma
mudança na continuidade da Modernidade. Para o pesquisador o pós-moderno tem
uma ideologia, uma percepção de mundo, uma hierarquia de valores que, entre
outras coisas, descarta a ideia de um tipo de regulamentação normativa da
comunidade humana e assume que todos os tipos de vida se equivalem, que todas
as sociedades são iguais, boas ou más;
enfim uma ideologia que se recusa a fazer julgamentos e a debater seriamente
questões relativas a modos de vida, sejam bons ou ruins, pois, no limite, acreditando que não há nada a ser debatido.
Bauman afirma que tudo ainda pode ser debatido, e que a Modernidade Líquida,
como ele se refere à Pós-modernidade, é um momento da liberdade individual, ele
define como “liquidez” o resultado da troca de segurança pela liberdade...
A
Pós-modernidade trouxe alguns ganhos sociais , como o papel assumido pela
classe média e seu desenvolvimento, o aumento da liberdade no Ocidente, a
globalização, por outro lado, a
Pós-modernidade sofre sérias e contundentes criticas... - a Pós-modernidade não
tem um projeto definido, sendo incapaz de enfrentar os desafios da humanidade,
de guiar o pensamento e a criação artística... O que vivenciamos hoje é uma
banalização, uma perda da identidade, uma ausência de referências positivas
válidas, há a sensação de um mundo fragmentado, há um marketing pelo consumismo
desenfreado, não há projetos estimulantes para orientar os indivíduos e a
humanidade...
Um
questionamento...:
E
se são as visões de mundo que indicam um caminho para o futuro... Para
onde iremos, se estamos “cegos”...
Ao término da
aula a professora pediu que lêssemos sobre as Teorias de Currículo – Tradicional,
Crítica e Pós-crítica para discutirmos na próxima semana.
Ótimo apanhado e reflexão sobre a pós-modernidade!
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