Ao final da
aula anterior a professora solicitou que fossem realizadas duas tarefas.
ü Identificar
os binômios do livro “Pedagogia da Autonomia” de Paulo Freire:
Formar
x Treinar
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Teoria
x Prática
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Aprender
x Ensinar
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Educação
Bancária x Educação Progressista
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Docência
x Discência
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Pensar
Certo x Pensar Errado
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Ensino
x Pesquisa
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Curiosidade
Ingênua x Curiosidade Epistemológica
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Saberes
Curriculares x Experiência Social
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Construir
x Reconstruir
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O
que se fala x O que se faz
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Velho
x Novo
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Formar
x Deformar
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Bem
x Mal
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Dignidade
x Indignidade
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Decência
x Despudor
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Boniteza
x Feiura
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Estar
no mundo x Estar com o mundo
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Autoridade
x Liberdade
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Heteronomia
x Autonomia
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Leitura
de mundo x Leitura de palavra
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Ignorância
x Saber
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Ensino
do conteúdo x Formação Ética
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Respeito
ao professor x Respeito ao aluno
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ü Ler
o artigo “O Currículo Escolar e os Atos de Currículo: Contribuições no Processo
de Formação de Identidades”, Josevandro Chagas Soares. Essa atividade
foi realizada em dupla com a Priscila, de nossa leitura, retiramos as seguintes
ideias centrais:
ü Conhecimentos produzidos nos “âmbitos
de referência dos currículos”;
ü Atos de currículo dos professores e
alunos → é uma ação socioeducacional, que se configura nas ações de
conceber/selecionar/produzir etc.
O
Currículo influencia no processo de construção/afirmação da identidade.
Sobre
Educação... A Educação deve:
ü Buscar uma proposta curricular que
busque parcerias, não hierarquias;
ü Valorizar o universo cultural dos
professores e dos alunos;
ü Ter no cotidiano vivido alguns
saberes que constituam o processo formativo e cultural.
Sobre
a Escola... Na Escola existe:
ü Um espaço de críticas, intercríticas
e produção cultural;
ü Um distanciamento entre os parâmetros curriculares nacionais (PCN's) e a
realidade escolar.
O que
vemos é que há um Currículo Real e um Currículo Ideal...
Currículo
Real
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Currículo
Ideal
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Atos curriculares são a base
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Construído a partir de ideologias homogeneizadoras
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Construído através das dificuldades vivenciadas pelas instituições
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Construído sem debate com
a comunidade escolar
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Currículo Oculto
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Currículo Descontextualizado
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Um
Currículo Oculto é aquele construído pelas atitudes e valores transmitidos
subliminarmente pelas relações sociais e pelo cotidiano da escola, com suas
práticas, relações de poder, regras, linguagem do professor, livros didáticos
etc.
Um
Currículo Descontextualizado é aquele pensado somente pelos âmbitos de
referência, e sem envolvimento, dos profissionais da área educacional, na cena
formativa. Um currículo onde o professor se torna um mero reprodutor do
currículo...
O que
vivenciamos hoje em nossas escolas é um currículo “engessado e
descontextualizado”, ideal, completo e fechado em si mesmo, onde os temas,
conteúdos e saberes são definidos e produzidos pelos âmbitos de referência.
O
grande problema é que, todos os envolvidos no processo educacional são
importantes na construção do currículo... Além de outro fato tão importante
quanto, o aprendizado do mundo vivido chega ao contexto escolar e interfere
nele...
Então,
se a instituição escolar é um espaço de produção de saberes, ensinados e
aprendidos – saberes estes que tem como dispositivo formativo os Atos de
Currículo dos professores e alunos – que estão/são diretamente envolvidos no
processo educativo e que trazem junto de si todo um aprendizado de mundo
(currículo oculto), e a Escola é “obrigada” a trabalhar com um currículo
descontextualizado, temos então que a Escola contribui para um ensino menos
reflexivo e uma aprendizagem menos significativa... Afinal o Currículo é visto
somente como um dispositivo de reprodução e manutenção do “status quo” e não
como realmente deve ser visto – como um artefato cultural socialmente
construído.
Não
há construção de significados... Os saberes dos alunos não são agregados... Há
conformação dos interesses sociais, das formas de poder, dos significados
culturais e políticos...
Há um
distanciamento da Escola com o universo dos alunos, há uma ignorância ao não se
contextualizam questões culturais...
Cria-se
uma escola “desencaixada” da sociedade, o que vivenciamos é uma Escola em
crise... A sociedade mudou radicalmente, mas a Escola não... por isso a Escola
não atende mais ao grito de socorro da sociedade...
A
superação da crise escolar só pode ocorrer através de uma nova compreensão do
Currículo Escolar, de um currículo enquanto artefato cultural, e dos Atos de
Currículo concebidos como um dispositivo de grande efeito no processo de
construção da identidade dos alunos.
Essa
nova compreensão do Currículo, deve passar por uma discussão curricular, que
exigirá tanto uma mudança na postura dos profissionais da educação, como uma
re-distribuição dos conteúdos curriculares, no entanto, para isso é de
fundamental importância investimento maciço na formação inicial e continuada
dos professores.
O
Currículo deve ser encarado como um dispositivo multicultural, mudar não só as
intenções do que se quer
transmitir, mas os processos internos que são desenvolvidos na educação, um
dispositivo que conceba a escola como um espaço de críticas, intercríticas e
espaço cultural.
Pois
já que, o cotidiano escolar contribui para o cotidiano coletivo e vice-versa,
uma educação de perspectiva multireferencial/intercultural, e que seja
intercrítica, pode ser uma possibilidade para um aprendizado no qual se
problematize o mundo
Durante a aula de hoje, fizemos a
exposição das ideias centrais dos textos lidos. Durante a aula a professora foi
apresentando reflexões sobre Currículo e ao final distribuiu duas palavras para
cada um, essas palavras devem ser usadas na construção de um texto, que deve
ser apresentado na próxima aula.
Outra tarefa dada é que devemos escolher
nas Bases Nacionais Curriculares Comum (BNCC) um conteúdo e fazer uma análise.
Mais uma vez a aula foi ótima, a
exposição das ideias centrais dos textos variados, trouxe novas e
enriquecedoras inquietações... Mais em quê pensar...
Elaborou um material original e interessante !!! Sinal de que tem processado de maneira muito singular tudo o que temos estudado. Parabéns!!!
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