quinta-feira, 25 de maio de 2017

Desenvolvimento do Aula do dia 28_03

“As vezes, tornamos as coisas  um tanto complicadas para entender sua simplicidade óbvia; em outros casos, elas parecem ser simples, e perdemos de vista sua complexidade.”
 José Gimeno Sacristán


Desenvolvimento da aula do dia 28_03

A aula foi iniciada com uma discussão sobre o que é a Pós-modernidade.

Como a professora havia pedido para que nos inteirássemos do que é a Pós-modernidade, para entendê-la melhor primeiro revi os conceitos de Modernidade.

A Modernidade é um período histórico que começou no Iluminismo e se desenvolveu até a metade do Século XX, aproximadamente. A Modernidade é caracterizada pela crença na ciência, além da razão e do progresso como guias da humanidade.
Estes princípios deixaram de ser referências intelectuais, sociais e artísticas, a aprtir do momento que a ralidade mostrou um resultado decepcionante: os valores da Modernidade. Passando a existir um desecanto social em relação à religião, à política e à ciência, uma vez que estas se revelavam como nada mais do que objetos para criação de uma ordem que teria poder de controle superior para manter o projeto da sociedade.
A ideia de verdade e de progresso passou a ser questionada...
As ideias tradicionais deixam de ser referências válidas e tendem a desmistificação de um todo... O que passa a ser importante é o imediato, o presente... O individual substitui os projetos coletivos, onde se aprecia o culto ao corpo e aos livros de auto-ajuda...  Há uma crise de ideia da filosofia como construtora da verdade, uma crise de ideia da certeza, uma crise das utopias... Esse conjunto de incertezas, mas pleno de possibilidades, abre espaço para a Pós-modernidade.
A Pós-modernidade é basicamente uma crítica à Modernidade, de seus valores e princípios... Suas propostas são: a subjetividade, o multiculturalismo e a pluralidade... É uma série de discursos sobre o momento, O desencantamento tira o “sujeito histórico” do centro dos acontecimentos, e coloca a subjetividade, a singularidade, é a primazia do discurso sobre a realidade explicada em sua concretude... O movimento das minorias ganha força e poder... O currículo multiculturalista surge com Foucalt, Lyotard e outros...
Vejamos o que alguns autores dizem sobre a pós-modernidade:
Para Lyotard, a Pós-modernidade é o “momento em que todas as narrativas entram em crise, fortalecendo a luta de saberes menores”.
De acordo com Juremir Machado, fundamentado em Lyotard, “a Pós-modernidade é a negação de qualquer fundação. Não há um “real realmente real”, mas unicamente narrativas que estruturam a realidade. Sendo assim, toda e qualquer visão de mundo, quando tenta ser verdade, se coloca em uma posição totalitária em relação àqueles que estão sendo sujeitados por ela.”
Bauman chama esse período de Modernidade Líquida, ele diz que não há uma ruptura, mas uma mudança na continuidade da Modernidade. Para o pesquisador o pós-moderno tem uma ideologia, uma percepção de mundo, uma hierarquia de valores que, entre outras coisas, descarta a ideia de um tipo de regulamentação normativa da comunidade humana e assume que todos os tipos de vida se equivalem, que todas as sociedades são  iguais, boas ou más; enfim uma ideologia que se recusa a fazer julgamentos e a debater seriamente questões relativas a modos de vida, sejam bons ou ruins, pois, no limite,  acreditando que não há nada a ser debatido. Bauman afirma que tudo ainda pode ser debatido, e que a Modernidade Líquida, como ele se refere à Pós-modernidade, é um momento da liberdade individual, ele define como “liquidez” o resultado da troca de segurança pela liberdade...
A Pós-modernidade trouxe alguns ganhos sociais , como o papel assumido pela classe média e seu desenvolvimento, o aumento da liberdade no Ocidente, a globalização, por outro lado,  a Pós-modernidade sofre sérias e contundentes criticas... - a Pós-modernidade não tem um projeto definido, sendo incapaz de enfrentar os desafios da humanidade, de guiar o pensamento e a criação artística... O que vivenciamos hoje é uma banalização, uma perda da identidade, uma ausência de referências positivas válidas, há a sensação de um mundo fragmentado, há um marketing pelo consumismo desenfreado, não há projetos estimulantes para orientar os indivíduos e a humanidade...
Um questionamento...: 
E se são as visões de mundo que indicam um caminho para o futuro...                                                                                                       Para onde iremos, se estamos “cegos”...


Ao término da aula a professora pediu que lêssemos sobre as Teorias de Currículo – Tradicional, Crítica e Pós-crítica para discutirmos na próxima semana.

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