Desenvolvimento da aula do dia 06_03

A primeira aula da disciplina Avaliação e Currículo se iniciou com a apresentação da docente responsável, Professora Dra. Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano, seguida da apresentação dos discentes que cursarão a disciplina do decorrer do semestre.

Finalizada a apresentação da docente e dos discentes, a professora entregou o Plano de Curso da disciplina impresso a cada aluno, e fez a exposição do mesmo, comentando os tópicos:
  • Ementa
  • Objetivos
  • Conteúdo Programático
  • Recursos Didáticos
  • Procedimentos de Avaliação
  • Referências
A professora nos expos também todos os projetos desenvolvidos pelo CEDUC - Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá, nos convidando e incentivando a participar:
  • Projeto “Sessão de  Estudos sobre a Mulher’ que acontece nas segundas-feiras as 17h30
  • Grupo de Estudos sobre Educação, que acontece nas quintas-feiras as 9h ou 14h (horário a ser decidido)
  • Projeto “Entre Nós” Þ Sarau de lançamento do livro “Velhice, Imagem, Memória” que acontecerá em Abril.
  • Projeto GTPA (Grupo de Trabalho sobre a Pedagogia da Autonomia” que consiste no compartilhamento de práticas docentes. Acontece mensalmente, sempre aos sábados, com horário intercalado, ou seja, a cada mês em um horário diferente.
Datas do GTPA para este semestre:
11/03 Þ das 9h as 12h
01/04 Þ das 14h as 17h
20/05 Þ das 9h as 12h
24/06 Þ das 14h as 17h
  • Projeto "Cirandas de Formação Interdisicplinar Docente”, acontece semanalmente no CEDUC, as 10h das segundas-feiras.
O início para este semestre está marcado para o dia 20/03/17.

A professora Rita também nos passou outros avisos, entre eles:

ü  A agenda de Defesa de Dissertações das quais ela fará parte da banca, nos convidando a assistir estas defesas;
ü  Que usara o SIGAA (plataforma da UNIFEI) para postar o material da disciplina;
ü  Pediu para imprimirmos o “Glossário de Currículo” que será postado no SIGAA, e sugeriu que façamos a construção individual do nosso próprio glossário (o que é opcional);
ü  Pediu a criação deste Portfólio Digital, explicando quais pontos deveriam constar em sua construção, ficando combinado de passarmos o endereço do blog para ela na próxima aula (no dia 13/03);
ü  Mencionou que a avaliação final da disciplina se dará pela construção de um artigo que terá que articular “Avaliação e Currículo”.

Para encerrar, a professora nos entregou um artigo e pediu que fosse feito um resumo de uma lauda, constando as ideias principais do texto, conclusões e questionamentos. O artigo consta no link: https://periodico.ufpb.br/ojs2/index.php/rec


RESUMO DO ARTIGO: UMA ABORDAGEM SOBRE CURRÍCULO E TEORIAS
AFINS VISANDO A COMPREENSÃO E MUDANÇA

As Teorias Curriculares se diferem em suas perspectivas de significado, identidade e poder; se dividindo basicamente, em três:

Teoria Tradicional
·   A aquisição de habilidades intelectuais era conseguida através de práticas de memorização. O conhecimento é concebido como algo estático e objetivo, e o professor tem o papel de transmiti-lo;
·  Com base em uma tendência conservadora, igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas;
·  Os tópicos de ensino são definidos pelo contexto sociocultural da classe dominante, ignorando-se a cultura dos grupos minoritários; a razão desse enfoque é que os alunos visados para receber essa formação pertencem ao mesmo grupo social hegemônico.

Teoria Crítica
·  O foco desloca-se para as questões de ideologia, saber e poder, que se julga ser disseminadas principalmente pela escola, argumentando que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder;
·  Assume que a escola e a educação objetivam a reprodução das estruturas de classe da sociedade capitalista através do currículo, isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social.

Teorias pós-críticas
·  Critica a desvalorização de alguns grupos étnicos e dos conceitos da modernidade, como razão e ciência; valoriza-se a diferença e o multiculturalismo;
·  Acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou verdade.

Uma vez que o currículo é uma construção histórica e também cultural que sofre, ao longo do tempo, transformação em suas definições, é preciso que o professor, não só conheça os temas referentes ao currículo, como também o sentido expresso por sua orientação curricular, pois uma vez que este está intimamente relacionado com nosso crescimento enquanto cidadão passa a ter um importante papel político, e suas funções são explicitadas através de seus conteúdos e de suas práticas.




2 comentários:

  1. Bom dia Gi...

    Precisamos aprender a tornar nossos alunos críticos... Atuantes na sociedade... Precisamos levar em conta as experiências vividas por eles... Para a aprendizagem ser significativa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Resumiu bem o texto. Linhas gerais para esmiuçarmos aos poucos...

    ResponderExcluir