A
primeira aula da disciplina Avaliação e Currículo se iniciou com a apresentação
da docente responsável, Professora Dra. Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano,
seguida da apresentação dos discentes que cursarão a disciplina do decorrer do
semestre.
Finalizada
a apresentação da docente e dos discentes, a professora entregou o Plano de
Curso da disciplina impresso a cada aluno, e fez a exposição do mesmo,
comentando os tópicos:
- Ementa
- Objetivos
- Conteúdo Programático
- Recursos Didáticos
- Procedimentos de Avaliação
- Referências
- Projeto “Sessão de Estudos sobre a Mulher’ que acontece nas segundas-feiras as 17h30
- Grupo de Estudos sobre Educação, que acontece nas quintas-feiras as 9h ou 14h (horário a ser decidido)
- Projeto “Entre Nós” Þ Sarau de lançamento do livro “Velhice, Imagem, Memória” que acontecerá em Abril.
- Projeto GTPA (Grupo de Trabalho sobre a Pedagogia da Autonomia” que consiste no compartilhamento de práticas docentes. Acontece mensalmente, sempre aos sábados, com horário intercalado, ou seja, a cada mês em um horário diferente.
Datas do GTPA para este semestre:
11/03 Þ das 9h as 12h
01/04 Þ das 14h as 17h
20/05 Þ das 9h as 12h
24/06 Þ das 14h as 17h
- Projeto "Cirandas de Formação Interdisicplinar Docente”, acontece semanalmente no CEDUC, as 10h das segundas-feiras.
O início para este semestre está marcado para o dia 20/03/17.
A
professora Rita também nos passou outros avisos, entre eles:
ü A agenda de Defesa de Dissertações das
quais ela fará parte da banca, nos convidando a assistir estas defesas;
ü Que usara o SIGAA (plataforma da UNIFEI)
para postar o material da disciplina;
ü Pediu para imprimirmos o “Glossário de
Currículo” que será postado no SIGAA, e sugeriu que façamos a
construção individual do nosso próprio
glossário (o que é opcional);
ü Pediu a criação deste Portfólio
Digital, explicando quais pontos deveriam constar em sua construção, ficando
combinado de passarmos o endereço do blog para ela na próxima aula (no dia 13/03);
ü Mencionou que a avaliação final da disciplina
se dará pela construção de um artigo que terá que articular “Avaliação e Currículo”.
Para
encerrar, a professora nos entregou um artigo e pediu que fosse feito um resumo
de uma lauda, constando as ideias principais do texto, conclusões e
questionamentos. O artigo consta no link: https://periodico.ufpb.br/ojs2/index.php/rec
RESUMO
DO ARTIGO: UMA ABORDAGEM SOBRE CURRÍCULO E TEORIAS
AFINS
VISANDO A COMPREENSÃO E MUDANÇA
As Teorias
Curriculares se diferem em suas perspectivas de significado, identidade e
poder; se dividindo basicamente, em três:
Teoria
Tradicional
· A aquisição de habilidades intelectuais era
conseguida através de práticas de memorização. O conhecimento é
concebido como algo estático e objetivo, e o professor tem o papel de
transmiti-lo;
· Com base em uma tendência conservadora, igualava o
sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas;
· Os tópicos de ensino são definidos pelo
contexto sociocultural da classe dominante, ignorando-se a cultura dos grupos
minoritários; a razão desse enfoque é que os alunos visados para receber essa
formação pertencem ao mesmo grupo social hegemônico.
Teoria
Crítica
· O foco desloca-se para as questões de
ideologia, saber e poder, que se julga ser disseminadas principalmente pela
escola, argumentando
que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações
de poder;
· Assume
que a escola e a educação objetivam a reprodução das estruturas de classe da
sociedade capitalista através do currículo, isso está implícito nas
disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social.
Teorias pós-críticas
· Critica a
desvalorização de alguns grupos étnicos e dos conceitos da modernidade, como razão
e ciência; valoriza-se a diferença e o multiculturalismo;
· Acredita
que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito
de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou
verdade.
Uma vez
que o currículo é uma construção
histórica e também cultural que sofre, ao longo do tempo, transformação em suas
definições, é preciso que o professor, não só conheça os temas referentes ao
currículo, como também o sentido expresso
por sua orientação curricular, pois uma vez que este
está intimamente relacionado com nosso crescimento enquanto cidadão passa a ter
um importante papel político, e suas funções são explicitadas através de seus
conteúdos e de suas práticas.
Bom dia Gi...
ResponderExcluirPrecisamos aprender a tornar nossos alunos críticos... Atuantes na sociedade... Precisamos levar em conta as experiências vividas por eles... Para a aprendizagem ser significativa.
Abraços!
Resumiu bem o texto. Linhas gerais para esmiuçarmos aos poucos...
ResponderExcluir